Loading...

NOTÍCIAS

10 Mar 2019

PEDAGOGIA UCEFF  SOCIALIZA EXPERIÊNCIA DO INTERCÂMBIO COM ESCOLA DE AHAUS – ALEMANHA

Na última quarta-feira, 06 de março, a coordenadora do curso professora Maria Preis Welter, o professor Vianei Luís Hamerschmitt, a acadêmica Carla Eduarda Wermuth e a egressa Francieli Schnider socializaram para os demais professores e acadêmicos do curso de Pedagogia a experiência do intercâmbio, desenvolvido durante o mês de fevereiro, com a Gesamtschule Irena Sendler de Ahaus – Alemanha.

O projeto que foi viabilizado através da metodologia de famílias acolhedoras (Gastfamilien), foi uma oportunidade diferenciada na medida em que permitiu sentimentos integrativos e amizades construídas, a integração e a cooperação que marcaram os 22 dias de convivência com as famílias, com a comunidade local de Ahaus, com estudantes e professores da Gesamtschule Irena Sendler de Ahaus, com a Holanda e demais cidades visitadas. As vivências foram ricas em história, cultura, tradição e perspectivas intelectuais para o desenvolvimento humano. Os estudantes partilharam da visão de educação, da didática, da metodologia de ensino das práticas pedagógicas de reforço. 

Pode-se dizer que voltamos cheios de diversidade, voltamos diferentes do que fomos, pois esse tempo criou tantas possibilidades e oportunidades que nesse momento não podemos dimensionar e nem materializar o que representam para a vida de cada um. Resta o sentimento de gratidão ao universo, gratidão às pessoas que se conectaram em sinergia para tornar esse sonho uma realidade. Ficam as marcas da experiência, do amadurecimento, da aprendizagem, das amizades e dos novos caminhos que se abrem para sempre na vida de todos que partilharam desse momento, voltamos com a certeza que tudo valeu a pena e que mais do que nunca, estamos mais próximos uns dos outros. Intercâmbio sempre é troca, deixa-se o que temos de bom e leva-se o que de bom experimentamos, destaca o professor Vianei.

Professora Maria considera  a experiência do intercâmbio como um grande diferencial no currículo de um estudante e futuro profissional, destaca que as diversas atividades proporcionaram muito “brilho nos olhos” foi uma experiência incrível, aprendizados através das vivências que envolveram o conhecimento da história, da cultura... com destaque especial para o idioma, a culinária e folclore local.

Porém, o maior destaque foi a educação, que foi o nosso principal objetivo no intercâmbio, ressaltando a organização curricular, a didática e a metodologia, em especial da Escola Irena Sendler, que está vivenciando a experiência da inclusão. A escola e as famílias alemãs envolvidas no intercâmbio nos proporcionaram uma extensa e significativa programação, incluindo atividades na escola, como o estudo da língua alemã, observação e participação nas aulas, entrevistas, bem como atividades artísticas culturais, de recreação/integração com professores.

A acadêmica egressa Francieli salienta que o intercâmbio foi uma experiência única, de muitas aprendizagens no âmbito da educação e da cultura, destaca a língua, pois, não tem total domínio da língua alemã, sendo que a comunicação foi um grande desafio, porém também de muita aprendizagem.

A acadêmica Carla classificou o intercâmbio como excelente pelas vivências e conhecimentos proporcionados, tanto com a escola Irena Sendler como a Universidade Saxion e todos locais visitados.

Agradecimentos especiais ao Vianei, professor do curso de Pedagogia, principal responsável pela organização do intercâmbio, também agradecimento a Escola Balduino Rambo de Tunápolis, em especial a diretora Deofane, professora Cristiane e alunos que acompanharam o intercâmbio e suas famílias, a UCEFF pelo incentivo e as acadêmicas que encararam e desafio e participaram do intercâmbio.

intercâmbio


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento